terça-feira, 21 de abril de 2009

Conferência Episcopal quer que candidatos a legislativas apresentem propostas sobre família

Fonte: TSF / Lusa




D. Jorge Ortiga durante a Assembleia Plenária
da Conferência Episcopal Portuguesa






A Conferência Episcopal Portuguesa quer que os candidatos às legislativas apresentem propostas sobre a família. No seu discurso, o presidente desta conferência, D. Jorge Ortiga, criticou o modelo de família instalado na sociedade portuguesa.

A Conferência Episcopal Portuguesa desafiou os candidatos às legislativas a apresentarem propostas sobre a família porque estas são «mais decisivas para o futuro da sociedade» em relação a outras questões que fazem parte das agendas partidárias.

«É legítimo - é mesmo um dever - que os políticos atribuam a estas questões o peso que verdadeiramente têm, de modo a que os eleitores possam escolher em consciência, ajuizando sobre tais propostas», explicou D. Jorge Ortiga.

No início dos trabalhos da assembleia plenária da conferência episcopal, em Fátima, o presidente desta conferência criticou ainda o modelo de família instalado na sociedade portuguesa, assunto que dominou grande parte do seu discurso.

D. Jorge Ortiga criticou as uniões entre pessoas do mesmo sexo, falando mesmo na «tentativa de redefinição legal do casamento», bem como a banalização do divórcio, «extremamente facilitado» com a recente lei sobre a questão, segundo o arcebispo de Braga.

O religioso recordou ainda que assim o casamento fica «o mais instável dos contratos» e chamou à atenção para o facto de esta generalização também poder advir da «falta de preparação para o casamento e um contexto cultural individualista».

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa assinalou ainda os seus pontos de vista em relação ao aborto, eutanásia, educação sexual e violência doméstica.

No seu discurso, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa explicou ainda que a crise d«poderá servir para descobrir novas formas de organização económica mais fraternas e solidárias, mais à medida da pessoa e da família».

Nesta assembleia do episcopado português, que decorre em Fátima, a Conferência deverá aprovar duas pastorais sobre as eleições e a eutanásia.