segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Velada pela Vida, Novembro - apelo em Vila Real

Amigos e Digníssimos Sacerdotes…

Alguns de vós, provavelmente, dirão, ao receber este e-mail: “cá está, outra vez, o chato”; outros, dirão: “Bom… este quer ser mais papista do que o Papa”; mas, também, creio que haverá quem diga: “Mais um apelo, mais uma insistência… Que quer isto dizer?”.

Sim… É mais um apelo e mais uma insistência… Não me vou arvorar em instrumento do E. Santo, Aquele que não desiste de querer o nosso bem, tanto mais que não sou digno desse privilegio divino, dada a minha enorme condição de pecador; contudo, devo confessar-vos que me sinto impelido a faze-lo, sempre na esperança de ver o Povo de Deus, na sua diversidade hierárquica e ministerial, reunido em Seu nome, cantando e louvando o Senhor da Vida. Neste gesto de louvor, é também nosso desejo ardente, suplicar-lhe a ajuda necessária para vermos defendido o dom mais sagrado, que é a Vida…

Amigos…

Não podemos ignorar o que se passa à nossa volta, nem nos mostrarmos indiferentes perante tantos e tão absurdos atentados à Vida!.. O Senhor pedir-nos-á contas do nosso empenhamento no cultivo da Sua vinha, ou do Seu jardim… Eu sei que o V. trabalho e canseiras são enormes, impedindo-vos de participar em muitas iniciativas, como muitos de vós desejaríeis!.. Mas, o que está em causa é do mais sagrado que há para o cristão, irmão de Jesus Cristo – o Senhor da Vida!..

Nós, fiéis leigos, temos consciência disso e queremos estar presentes em todos os ambientes sociais para aí falarmos da Palavra e da mensagem de Cristo, nosso Senhor… Mas, queremos fazê-lo com a maior dignidade e na certeza de que o objectivo da nossa evangelização, vá, mesmo, perturbar as consciências mal formadas e sensibilizar o coração mais carente de verdade. Isso, só o conseguiremos fazer com a presença dos meus amigos sacerdotes!...

O Santo Padre não se cansa de pedir aos bispos e sacerdotes para que acolham os novos movimentos eclesiais, que qualificou como “Irrupções do Espírito Santo na Igreja e na sociedade contemporânea”. E continua, Sua Santidade: “Estes movimentos e iniciativas constituem um dom singular do Senhor e um recurso precioso para a vida da Igreja… Devem ser acolhidos com confiança e valorizados em suas diferentes contribuições”. Termina, dizendo: “Os pastores não podem desconhecer este dado”.

O nosso movimento de Oração pela Vida, escreveu uma carta a Sua Santidade, o Papa, Bento XVI, cujo conteúdo ajudei a redigir, e hoje tivemos o grato privilégio de receber a sua opinião. Incita-nos a não desfalecermos na realização destas Veladas, bem como noutras iniciativas a favor da Vida.

O mesmo, nos alentou, D. Jorge Ortiga, com quem reunimos e a quem pedimos a sua bênção nesta missão evangelizadora… A este propósito, diz: “Temos de estar sempre atentos e percorrer os caminhos do mundo de hoje para uma pastoral de resposta aos problemas e não apenas uma pastoral tradicional”. Incitou-nos, igualmente, a uma participação activa junto dos ambientes sociais que é preciso fermentar.

Humildemente vos peço que nos acompanheis nesta nossa iniciativa, cientes de que a V. presença é estímulo, alento e reconforto espiritual para as dificuldades que o mundo nos coloca, mas que é preciso contornar. Não se esqueçam, por favor, de sensibilizar e motivar os V. paroquianos a participarem nesta Velada pela Vida…

Desta vez, vamos para a frente do Jardim da Carreira, junto ao nicho de Nossa Senhora de Fátima, e iniciaremos a Oração do Terço às 21 horas e não às 21,30 como foi nas veladas anteriores, do dia 25 de Novembro, próxima terça-feira.

Cristo conta com todos nós, nesta difícil tarefa de defendermos o que de mais sagrado nos concedeu: A VIDA…

Um abraço fraternal e até terça-feira, se Deus quiser!..

Acácio Valente