legislativas 2015



A TODOS OS DEFENSORES DA CAUSA DA VIDA, DA FAMÍLIA, DA CIDADANIA


Amigas/os,

Se já no passado encontrámos boas razões para unir esforços em prol desta justa causa, então muito mais se justifica HOJE que nos apresentemos juntos diante de um exercício de cidadania tão importante como o que se oferece com as Eleições Legislativas 2015.

Diante do ataque cerrado ao que, por simplicidade, designamos como a nossa "Civilização Ocidental de Matriz Cristã", é muito importante que cada vez mais cidadãos conscientes dêem as mãos na sua defesa activa. 

Desiludidos com as hesitações dos políticos tradicionais, por cuja mão se vem degradando a noção de família, dos direitos humanos - incluindo o direito à educação, à saúde e ao trabalho - ou preocupados com os avanços do "Terrorismo Islâmico" (que declara o Al Andaluz como importante objectivo estratégico), com a sua visão pré-medieval da vida familiar e dos "direitos da mulher" - a nossa REPONSABILIDADE HISTÓRICA será escolher entre o conformismo comodista e o activismo transformador, inspirado nos valores perenes da Democracia Cristã e da Doutrina Social da Igreja.

Se nada fizermos, se não nos organizarmos para a acção política, não levará muito tempo que de novo tenhamos uma Troika a tutelar um governo de Portugal, o lóbi pedófilo a definir as nossas políticas públicas de família - e a adopção de crianças por qualquer um, o Inverno Demográfico a impôr o fecho de cada vez mais maternidades, escolas, esquadras e tribunais, ou... um Tárique a varrer esta Península a ferro e fogo.

Que fazer, então? Por onde (re)começar? Vamos assumir-nos como CIDADÃOS de corpo inteiro e abrir um espaço de intervenção nas Legislativas2015. Para isso precisamos de apresentar listas em todos os círculos eleitorais lideradas, sempre que possível, pelos mais capazes de cada círculo de modo a assegurar que diferentes vozes exprimem em cada região, uma mesma vontade, uma mesma ideia de mudança.


Espera-se que cada núcleo distrital assegurar as seguintes tarefas mínimas:

- reunir o numero necessário de candidatos, segundo a lista que se segue*, incluindo 
  dois suplentes;

- representar o PPV/CDC e o respectivo programa aprovado em todos os debates e
  colunas de opinião para as quais formos desafiados pelas rádios, jornais, webTV, grupos
  de intervenção cívica, movimentos paroquiais, etc.

- procurar identificar e nomear representantes nos diferentes concelhos e freguesias dentro
  do seu território, sensibilizando especialmente os jovens para a possibilidade de participar
  directamente nas mesas de realização acto eleitoral, contra uma pequena mas 
  interessante remuneração do Estado;

- organizar arruadas e/ou sessões de esclarecimento segundo os princípios da máxima
  transparência e contenção de custos (de preferência sem custos, de modo a evitar os 
  problemas sempre levantados pelos rigorosíssimos procedimentos de reporte exigidos
  pela Entidades das Contas e Financiamentos Políticos;


Embora com o Espírito inquebrantável de sempre, o meu frágil estado de saúde - talvez providencialmente - impede-me de desempenhar nesta fase um papel de organização tão activo como no passado. Isto significa que a força ou a fraqueza de ânimo que revelarmos na nossa acção nestas Legislativas e para o futuro não dependerá do esforço sobre-humano de um pequeno núcleo central mas sim da soma de todos os pequenos esforços de dezenas de pequenos núcleos que se irão formando aqui ou ali sob os auspícios de alguma Liderança Local antiga ou emergente.

Está nas nossas mãos!

Somos cidadãos de parte inteira!

Não vamos perder esta oportunidade de fazer a diferença!!!


Um abraço,
Luís Botelho





------------------------------------------------------------------------------------------

 *  distribuição de deputados em 2011 (poderá variar um pouco em 2015)
circulo_eleitoral             N_deput (+2 suplentes)
----------------------------------------------
1  AÇORES                   5
2  AVEIRO                   16
3  BEJA                         3
4  BRAGA                    19
5  BRAGANÇA               3
6  CASTELO BRANCO  4
7  COIMBRA                  9
8  ÉVORA                      3
9  FARO                         9
10 GUARDA                  4
11 LEIRIA                    10
12 LISBOA                  47
13 MADEIRA                 6
14 PORTALEGRE         2
15 PORTO                   39
16 SANTARÉM            10
17 SETÚBAL                17
18 VIANA DO CASTELO  6
19 VILA REAL                5
20 VISEU                       9
21 Europa                      2
22 Fora da Europa         2



    --- § ---


DECLARAÇÃO DE ACEITAÇÃO DE CANDIDATURA (uma folha por candidato)


A mais importante das folhas a preencher é esta Declaração de Aceitação da candidatura. Se um distrito conseguir reunir mais do que o numero necessário para a sua lista, pode enviar-nos as restantes deixando em branco o campo do "circulo eleitoral", para podermos ajudar a completar outras listas.


REQUERER CERTIDÃO DE CAPACIDADE ELEITORAL (na Junta de Freguesia)

Esta folha serve para pedir na Junta de Freguesia a certidão de capacidade eleitoral, também necessária à submissão das listas. Se o próprio candidato se disponibilizar a pedir a certidão na sua Junta, pode requerê-la de viva voz, sem necessidade de preencher qualquer folha. Havendo várias pessoas da mesma freguesia, poderá ser mais simples uma delas dirigir-se à Junta com os requerimentos de todos. Se for necessário, poderemos - a vosso pedido - enviar uma procuração para representação do PPV/CDC nessa freguesia, a qual já valerá também para a reunião de rateio pelos vários partidos dos participantes nas mesas de voto.

Qualquer dúvida sobre a freguesia de recenseamento eleitoral de algum cidadão pode ser facilmente esclarecida no sítio do RECENSEAMENTO ELEITORAL DGAI, introduzindo apenas o numero do cartão de cidadão (ou BI) e a data de nascimento. (tb é possível a pesquisa pelo nome + data de nascimento).

MODELO A PREENCHER PELOS LIDERES DISTRITAIS ( só para os líderes distritais )

Este modelo deve ser preenchido e enviado à Direcção Política Nacional do PPV/CDC até 6 de Agosto, de modo a permitir a elaboração e envio de toda a documentação necessária à formalização das candidaturas junto dos competentes Tribunais de Círculo.                                    --- § ---

PROGRAMA ELEITORAL PPV/CDC - Legislativas2015

mais informação no sítio da Comissão Nacional de Eleições