quinta-feira, 13 de março de 2014

in memoriam D. José Policarpo


Bênção de Finalistas
Saudação ao Senhor Cardeal Patriarca


Lisboa, 17 de Maio de 2003


Senhor Patriarca,

É com grande honra e particular satisfação que os Finalistas das Escolas Superiores de Lisboa o saúdam e agradecem a vossa presença para presidir a esta Celebração, que tanta  importância tem para nós.

Damos-lhe, pois, as nossas mais cordiais e afectuosas boas vindas.

Somos cerca de 7.000! Animados com o final de uma das etapas da nossa vida, que esperamos há 4, 5 ou 6 anos, com esta festa que marca a transição para o Mundo do Trabalho, com o lema: ”Uma Mudança, um Desafio, uma Cultura de Paz”. Que bom estarmos aqui!

Animados pela Fé e querendo que Deus também tome lugar na fase final do nosso curso, viemos aqui para louvar, rezar, agradecer e bendizer a Deus, por mais uma meta que alcançámos com a Sua Graça e com o nosso esforço e dedicação.

Muito crescemos neste tempo e neste espaço. Cruzámo-nos com muita gente, tocámos muitas vidas e deixámos que tocassem a nossa.

Não é por acaso que esta Celebração ocorre no Tempo Pascal, vivendo a alegria da Ressurreição de Cristo. Ninguém melhor do que Maria nos pode conduzir a este Mistério. A Ela, a Sede da Sabedoria, é dedicado este Ano do Rosário e o mês em que nos encontramos. À Mãe de Deus pedimos a Sua intercessão, para que cada um de nós saiba ser na sua vida profissional um digno discípulo do Seu Filho e um bom servidor dos seus Irmãos.

Tantas pessoas a quem agradecer estes anos inesquecíveis... A começar pelos nossos Pais; os nossos Professores; Funcionários; e tantos Colegas de que muitos ficámos amigos para a Vida.

Daqui a alguns meses tudo será diferente. Seremos as mesmas pessoas mas com uma nova função na Sociedade, outras obrigações e outras responsabilidades. Novas caras. Novo ambiente onde poderemos marcar a diferença com o nosso testemunho.

E para além do trabalho, decerto, outros desafios.

E a pergunta que se espera: Que poderemos fazer, como deveremos agir? Bastará sermos bons profissionais? Bastará seguir os Valores Éticos, a Verdade e a Justiça, como já o fazia aquele jovem que interpelou Cristo, quando se aproximou e Lhe disse: «Bom Mestre, que devo fazer para obter a vida eterna?»?

Senhor Patriarca: que respostas tem para nos dar quando nos vacilar a Fé, a Esperança e a Caridade? Quando não soubermos onde está o Caminho, a Verdade e a Vida? Porventura, agora, alguns de nós se questionam neste sentido... ou talvez mais tarde, nalgum momento das nossas vidas, essa dúvida nos possa afligir...

Congratulamo-nos também com o vosso Jubileu Episcopal que celebra este ano. Desejamos-lhe as maiores Felicidades! Queremos que saiba que nunca faltarão as nossas orações e gratidão.

Conte com os nosso talentos para construir a Civilização do Amor e da Paz. Como assinala o Papa João XXIII, a Paz funda-se em quatro pilares: a verdade, a justiça, o amor e a liberdade. E requer, também, que se respeitem sempre, em qualquer circunstância e sem excepção alguma, a vida e dignidade de todos os Seres Humanos desde o momento da concepção até à morte natural. Estamos certos de poder contar sempre com o Senhor Patriarca, principal figura da Igreja de Lisboa, que quotidianamente se entrega- como o Bom Pastor- com o seu exemplo, a sua vida e a sua palavra. Como representante de Cristo é viva presença de Deus, do seu perdão e misericórdia. Orgulhamo-nos de o ter como Bispo da nossa Diocese!

Senhor D. José: Queremos ser úteis, deixar rasto, obra feita, fazer a diferença e santificarmo-nos com o nosso trabalho que nos realiza, que serve a Deus e ao Próximo.

Recordaremos com saudade este dia e este gesto com o significado que sabemos vivamente apreciar.

Fecha-se a porta da Universidade e conclui-se uma etapa de formação. Mas esta porta que se fecha, deixa ainda mais escancarada a Porta Viva que é Cristo para Quem avançamos levando as palavras do Santo Padre, como lema: "Não tenhais medo de ser santos, esta é a liberdade com que Deus vos libertou."

Rodrigo Faria de Castro