sábado, 1 de novembro de 2008

agradar a Deus ou aos homens?

...qual será o dever dos cristãos e, particularmente, a missão da Igreja de Cristo?

Ouvimos aqui e ali, a propósito do descalabro civilizacional que o "aborto livre" está a produzir: "há temas delicados", "há assuntos que estão encerrados", "questões que os portugueses (bem ou mal) já resolveram", "antes pregar com mais prudência numa igreja cheia do que com muita Verdade numa igreja vazia", "os leigos que falem e dêem testemunho nos seus ambientes... lá fora", ou que é natural que o Presidente da República "não tivesse outra alternativa que não promulgar" a lei [do divórcio] - que é como quem diz «é natural que Pilatos, diante duma multidão exaltada, não tivesse outra alternativa que não mandar crucificar Jesus»...

Quase duvidamos se algum dia alguém disse “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura!” (Mc 16,15).

Mas, na Verdade, tal foi efectivamente ordenado: anunciar a Verdade, mais do que encher os templos; chamar à conversão mais do que contemporizar com o erro; proclamar a Vida, mais do que resignar-se.

Neste ano paulino, recordamos as palavras de exortação que o Senhor dirigiu a Paulo, numa visão, para que não fugisse de COrinto nem se calasse: «Nada temas, continua a falar e não te cales, que Eu estou contigo e ninguém porá as mãos em ti para te fazer mal» (Act 18, 9-10)