sábado, 21 de setembro de 2013

Papa adverte políticos e eleitores

Por cá arrancou ontem o período oficial de campanha eleitoral para as eleições autárquicas.

Nem de propósito, o Papa lançou, ontem, na homilía da missa celebrada na capela de Santa Marta, no Vaticano, um duplo desafio aos políticos e aos eleitores. “Não se pode governar sem amor ao povo e sem humildade”, disse Francisco, aconselhando os que prestam serviço de governo a questionarem-se sobre dois assuntos: “Eu amo o meu povo para o servir melhor? Sou humilde e ouço toda gente, as várias opiniões, para depois escolher o melhor caminho?”

Para o Papa, se os políticos não fazem estas perguntas, a sua governação não será a melhor. Aos eleitores, Francisco lembrou que “ninguém se pode” excluir “nem pode dizer ‘eu não tenho nada a ver com isto, eles que governem’”.
 
 
 ----------------------------------------
Já em Agosto, dissera também:
“Os pais são chamados a transmitir aos seus filhos a consciência de que esta [vida humana] deve sempre ser defendida, já desde o ventre materno, reconhecendo ali um dom de Deus e garantia do futuro da humanidade, mas também na atenção aos mais velhos, especialmente aos avós, que são a memória viva de um povo e transmissores da sabedoria da vida”
Por isso, os pais são chamados a serem testemunhas das “verdades fundamentais sobre a vida e o amor humanos”, diante da “cultura do descartável, que relativiza o valor da vida”.
  cit. Alfa e Ómega