terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Investir na vida familiar sadia é a melhor aposta pela paz estável

.- Em meio do debate surgido na Espanha após a jornada "Pela família", o Arcebispo de Valência, Cardeal Agustín García-Gasco, afirmou que "uma sociedade sem famílias, ou com famílias confundidas e debilitadas, é uma sociedade continuamente exposta à violência" e que por isso "investir na vida familiar sadia é a melhor aposta pela paz estável e duradoura".

Em sua carta semanal titulada "A família, comunidade de paz", o Cardeal assegura que "o estrato mais profundo de uma cultura de paz se encontra na educação familiar" em que Deus joga um papel "decisivo". "Pôr em Deus a origem e a meta da vida das pessoas e dos povos é uma verdade com consequências decisivamente favoráveis para que todos os seres humanos vivam com paz e dignidade", afirmou.

"Esquecer ou silenciar a Deus da convivência humana nada ajuda na hora de pôr em sólidos alicerces o desejo de paz que todos levamos", acrescentou o Cardeal que participou do evento que recentemente reuniu a quase dois milhões de pessoas em Madri.

Família humanizadora

O Cardeal García-Gasco assinala na carta que "a família é crucial para a educação das pessoas em sua verdadeira dignidade e em sua harmonia com os outros" pois, para começar, é o "primeiro lugar de humanização da pessoa", dado que "os seres humanos estão chamados a desenvolver uma biografia pessoal insubstituível".

Do mesmo modo, continua o Cardeal, a família é o "lugar primário da humanização da sociedade" e "sem o calor do amor familiar a convivência humana defrauda a expectativa mais íntima de todo ser humano: amar e ser amado".

Finalmente, depois de indicar que a família é "o berço da vida e do amor", o Cardeal Arcebispo assegura que "se todos os seres humanos acolhêssemos amorosamente a vida humana, especialmente quando estiver mais débil e necessitada, não caberia em nosso mundo nem a violência doméstica, nem o aborto, nem a manipulação genética, nem o terrorismo, nem a guerra, nem tipo algum de exploração humana".

fonte: ACI digital