quinta-feira, 12 de junho de 2008

COMUNICADO

Na sequência de algum mal-entendido gerado por declarações do seu representante em Guimarães (ver anexo 1), o Sr. Luís Paiva, vem o movimento Portugal pro Vida solidarizar-se com aquele seu porta-voz e apoiar integralmente as suas declarações às rádios vimaranenses Fundação e Santiago. É verdade que entre os promotores do movimento há colaboradores e mandatários do "Minho com Vida" (MCV) que, sem qualquer retribuição ou um simples agradecimento do seu ex-coordenador, Prof. Fernando Almeida, deram o melhor do seu esforço e entusiasmo em diversas secções daquele movimento constituído no Minho para defender o "não" no referendo ao aborto. Que esta informação seja dada, a par de outras, para enquadrar a génese do movimento Portugal Pro Vida parece-nos absolutamente natural e tão justificável como a que consta do site da "Associação In Famílias" (anexo 2), liderada pela mesma personalidade a qual, possivelmente sem escutar atentamente aquelas declarações, entendeu dever criticá-las e até demarcar-se de um movimento com o qual nunca teve qualquer relação, como aliás resultava claro da citada entrevista. Se pudesse ser considerado minimamente abusiva a menção do movimento PPV - Guimarães ao MCV, com uma simples referência (como foi o caso) ao trabalho aí desenvolvido por elementos seus, então também seria abusiva a referência que consta do site oficial da In Familias, o que manifestamente não é o caso.

O PPV considera meritórias as boas intenções que presidiram à criação da Associação In Famílias, a quem saúdam pelo primeiro ano de trabalhos concluído em Maio, mas entende que é necessária uma intervenção de mais cidadãos inspirados pela Doutrina Social da Igreja no terreno da politica. O facto de algumas pessoas do MCV terem optado por um tipo de intervenção cívica diverso da In Famílias é igualmente respeitável e de modo nenhum pode considerar-se abusiva a breve menção feita ao Minho com Vida, nos justos termos em que foi feita pelo nosso responsável em Guimarães, o Sr. Luís Paiva, um dos mais denodados e eficientes elementos do Minho com Vida em Guimarães, como poderá confirmar o presidente daquela secção.


Comissão Instaladora Nacional

__________________________________
Anexo 1
http://www.radiofundacao.net/index.php?option=com_content&view=article&id=245:minho-com-vida-demarca-se-de-novo-movimento-politico&catid=45:sociedade&Itemid=65

«O ex-coordenador do Minho Com Vida, movimento formado durante a campanha para o referendo ao aborto, veio demarcar-se do movimento que esta semana anunciou estar a preparar-se para se constituir num partido político.

Fernando Almeida considera que Luís Paiva, responsável pelo núcleo de Guimarães, usou “abusivamente” o nome do movimento contra o aborto, quando referiu, em declarações à Rádio Fundação, que a iniciativa partiu de elementos que integraram o movimento “Minho Com vida”. [...] »


__________________________________
Anexo 2

http://www.infamilia.org/info.php

«Como surgiu a In Familia?

A Associação surgiu a partir da união de esforços de vários colaboradores do Movimento Cívico "Minho com Vida” que, após o referendo da liberalização do aborto, a 11 de Fevereiro de 2007, sentiram a necessidade de prosseguir o trabalho desenvolvido, aquando da realização da consulta popular. [...] »