quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Menos de 100.000 bebés nascidos este ano

-----------------------

Natalidade volta a diminuir

nos primeiros nove meses deste ano

Por Alexandra Campos

Saldo natural deve ser negativo de novo, à semelhança do que aconteceu em 2007. A este ritmo, devemos chegar ao fim do ano com menos de 100 mil bebés nascidos, um mínimo histórico

Se não houver alterações inesperadas até Dezembro, 2009 vai ser de novo um ano negro para a natalidade em Portugal. Após a ténue recuperação de 2008, nos primeiros nove meses deste ano o número de nascimentos voltou a decrescer e a um ritmo com algum significado, indicam os dados já disponíveis dos "testes do pezinho" realizados pelo Instituto de Genética Médica Jacinto Magalhães (IGMJM), Porto.

Estes testes (análises das amostras de sangue recolhidas através da picada no calcanhar dos recém-nascidos) são um indicador extremamente fiável das oscilações da natalidade em Portugal, porque o rastreio apresenta uma taxa de cobertura muito próxima dos 100 por cento. E, até 21 de Setembro deste ano, tinham sido feitos 71.461 testes, menos cerca de três mil do que no mesmo período do ano anterior. Um ano que contrariou a tendência de decréscimo verificada desde o início do século, com algumas excepções (ver gráfico ao lado).

"Pode ser que isto ainda dê uma volta até ao fim do ano, mas receio que [se tal não acontecer], em 2009 o número de nados-vivos não chegue sequer aos cem mil, pela primeira vez desde que me conheço", lamenta Rui Vaz Osório, do IGMJM e presidente da Comissão Nacional de Diagnóstico Precoce.