terça-feira, 14 de junho de 2011

comunicado da Direcção Política

O PPV vem manifestar a sua indignação pelo alarme desnecessário e abusivo gerado em relação à suposta infecção por bactérias E. coli (variante O104:H4) em produtos hortícolas espanhóis da região da Andaluzia, que gerou uma desconfiança anormal e ilógica para os restantes Países da União Europeia, já admitida como erro de diagnóstico pela Alemanha. Os bodes expiatórios foram nomeados pela Alemanha!

Confrontamos o Ministério da Agricultura de Portugal, a ASAE e o Director Geral de Saúde que não souberam tomar as devidas precauções e posições em defesa dos agricultores e da agricultura Portuguesa, permitiram o desenrolar desta novela e mantiveram a população sob alarme, com base num facto que não tem fundamento. As famílias portuguesas dependentes destas produções arriscam-se a mais uma crise, ainda um último resquício da falta de atenção de que têm sido alvo e de uma gestão danosa e ruinosa deste governo Sócrates que desgraçou Portugal nos últimos 6 anos.

Lembramos que dos nossos produtos hortícolas não há registo de contaminação e que a agricultura em Portugal já muito sofreu. A Comissão Europeia já há dias retirou o alerta injustificado destes produtos espanhóis, de contaminação que nunca existiu, e que gerou dispensas do trabalho a centenas de trabalhadores.

Veja-se que, se a Polónia tivesse tido algum caso de infecção da mesma estirpe, a Alemanha, país vizinho, nunca seria tomada por suspeita. Os grandes prejudicados por esta notícia são as famílias de agricultores portugueses e todo o sector de distribuição.

Renovamos a nossa posição no consumo de produtos nacionais- é seguro! Para bem da Economia, para bem de Portugal!
 
relator/promotor: Rodrigo Faria de Castro