quarta-feira, 8 de junho de 2011

Democracia portuguesa está «a envelhecer»


O antigo embaixador norte-americano em Portugal no pós-25 de Abril, Frank Carlucci, considerou hoje que a atual situação política e económica do país é um sinal de que a «democracia portuguesa está a envelhecer».
«A democracia portuguesa está a envelhecer. É verdade que o país está a atravessar um período económico extremamente difícil, situação que também está a acontecer nos Estados Unidos. Temos que encontrar uma forma para encontrar a prosperidade e estou confiante de que ambos vamos conseguir», disse à agência Lusa Frank Carlucci.
O antigo diplomata, que foi também diretor-adjunto da CIA no final dos anos 1970, afirmou que, se não saírem desta situação, «os problemas vão tomar conta» dos dois países, deixando-os «numa situação caótica».

--------

cf. também este interessante artigo que chega a advogar a penalização fiscal dos celibatários (aqueles que, supostamente, aceleram a ruína da Segurança Social, do Estado Social)

Idosos deverão representar 32% da população portuguesa em 2050

 
 Em 2005, os nascimentos foram pouco mais do que as mortes e o fluxo de imigrantes diminuiu. Perante este cenário, a conclusão é óbvia: a população portuguesa está a estagnar, a envelhecer e com falta de activos para suportar os custos do envelhecimento.
  [...]

--------

Não é só a democracia - é toda uma sociedade e um sistema de Valores que não pode ser abandonado impunemente, como o PPV tem alertado!
É o inverno demográfico, associado ao inverno democrático...

Para recuperar a vitalidade da sociedade, é necessário recuperar os Valores e as boas práticas democráticas.

Sem +democracia/+demografia não há desenvolvimento.

Sem +vida/+família não haverá crescimento económico.