14 de Março de 2009
Centro de congressos do Seminário do Verbo Divino* – Azurém, Guimarães
(* se o nº de participantes exceder as previsões, o evento realizar-se-á noutro espaço em Guimarães, a indicar)
Sumário:
A sociedade portuguesa confronta-se com uma grave crise económica, social e política. Condicionada por factores internacionais, entre nós esta crise vem sendo muito agravada pelo abandono de Valores fundamentais que, no passado, deram a necessária consistência à nossa vida individual, familiar e colectiva – desde logo e em primeiro lugar o Valor inviolável da Vida Humana. Apesar disso, a reflexão científica e a própria realidade vêm mostrando que o desenvolvimento social e económico a par da superação do «inverno demográfico» podem ser potenciados por uma “política com Valores” e, especificamente, com uma reorientação do Estado pro Vida e pro Família. Podemos não estar longe de verificar que a própria sustentabilidade do Estado Social a que nos habituámos pode, em última análise, depender da coragem para empreender uma tal reorientação, com efeito nos vários planos das políticas públicas locais e nacionais - na legislação e na governação.
Neste contexto, convida-se toda a comunidade pro Vida para um amplo exercício de análise e síntese. Partindo da presente situação portuguesa e, por outro lado, da perspectiva que coloca em primeiro lugar os Valores da Vida e da Família, pede-se a formulação de propostas de medidas governativas e de legislação, com potencial para a superação do difícil momento que se vive na sociedade portuguesa. Estas propostas serão analisadas por uma comissão editorial que seleccionará aquelas que deverão ser publicamente apresentadas na convenção a realizar em Guimarães e cujas conclusões deverão ser oferecidas como subsídios do povo pro Vida para exercícios mais amplos actualmente em preparação. Aqui se enquadram, designadamente, a elaboração dos programas eleitorais pelos diversos partidos, o simpósio da Conferência Episcopal Portuguesa sobre a “crise social” e projectos de investigação científica em curso.
Paralelamente, decorrerá um concurso de ideias para o logotipo do PPV, vídeo e poesia pro-Vida (soneto) a apresentar na sessão de encerramento. Esta sessão contará também com apresentações especializadas.
Modo de apresentação:
As propostas devem incluir uma folha de síntese (A4), com identificação e contacto dos autores, conforme exemplo disponibilizado. Poderão ser anexadas outras peças, para melhor fundamentação. A selecção e edição incidirá essencialmente sobre esta folha-síntese. Pede-se aos autores que enquadrem as suas propostas num dos seguintes capítulos:
1. vida/família; 2. saúde; 3. educação/cultura; 4. família/segurança social; 5. economia/trabalho; 6. justiça;
7. finanças; 8. ciência/inovação; 9. defesa; 10. negócios estrangeiros; 11. administração interna;
12. obras públicas/comunicações; 13. ambiente/ordenamento; 14. reforma do estado e da constituição;
Comissão editorial:
Prof. José Carlos Areias - Fac. Medicina da Univ. do Porto
Prof. João Cerejeira - Dept. Economia – Univ. do Minho
Eng. Fernando Ribeiro e Castro - Assoc. Portuguesa de Famílias Numerosas
Prof. Luís Botelho Ribeiro - Portugal pro Vida / Univ. do Minho
Prazos relevantes:
Submissão por via postal: 18 de Fev. (carimbo CTT)
Submissão electrónica: 22 de Fev.
Comunicação dos resultados: 6 de Março
Inscrição na convenção: 9 de Março
Convenção em Guimarães: 14 de Março
Contactos para envio de propostas e inscrições:
Ender. email: portugalprovida@gmail.com
Ender. postal: convenção «Valorizando a Vida, superamos a crise»
Seminário Verbo Divino, Rua de S. Torcato, 1721
4800-024 GUIMARÃES
Telef. 934.450.384