terça-feira, 17 de maio de 2011

Felicitações ao F.C.Porto e S.C. Braga

O movimento Portugal pro Vida felicita os clubes portugueses que no dia 18 de Maio disputarão a final da "Liga Europa": o Futebol Clube do Porto e o Sporting Clube de Braga. Num momento de particulares dificuldades para as famílias, possa a conquista inédita do acesso à final por dois clubes do mesmo país - Portugal - insuflar uma dose acrescida de auto-motivação e auto-estima nos portugueses.

Neste contexto, cabe uma referência ao pensamento do Papa Bento XVI que a propósito de um mundial de futebol escreveu:

«A liberdade do jogo, quando realizada de forma correcta, transforma a seriedade do jogo contra o adversário em liberdade, logo que o jogo termina. Os espectadores identificam-se com o jogo e com os jogadores, e participam no seu empenho e na sua liberdade, ora apoiando, ora protestando. Assim, os jogadores tornam-se símbolo de suas vidas. Isto reflecte-se nos próprios atletas. Eles sabem que os homens se sentem em si representados e confirmados.

Naturalmente que tudo isto pode ser adulterado por uma mentalidade comercial, que tudo submete ao rigor sombrio do dinheiro. Assim, o desporto deixa de o ser e transforma-se numa indústria, um mundo fictício de dimensões assustadoras. Mas mesmo este mundo fictício não poderia subsistir, se não tivesse um substrato positivo, subjacente ao jogo: o exercício preliminar da vida e a travessia da vida como caminhada em direcção ao paraíso perdido. Em ambos os casos, trata-se de procurar uma disciplina para a liberdade. Na aceitação de regras da convivência, nos confrontos e no encontro consigo mesmo. Na medida em que reflectimos nisto, tendo o jogo como ponto de partida, talvez possamos aprender de novo a vida. No jogo torna-se claro algo fundamental: o homem não vive só de pão.»
Na realidade, o mundo do pão não é mais que a antecâmara do que é efectivamente humano, o mundo da liberdade. Mas a liberdade vive de regras, da disciplina que a convivência e a recta oposição, a independência do êxito exterior e da arbitrariedade nos ensina, tornando-nos, assim, verdadeiramente livres.»

Bom jogo, boa final de Dublin ao Porto e ao Braga.
são os votos sinceros do PPV