quinta-feira, 26 de março de 2009

Carta aos Bispos portugueses


Ex.cias Rev.mas:

Respeitosas saudações em Jesus e Maria!

Após a aprovação, em 19 de Fevereiro passado, do Projecto-lei que “impôe a obrigatoriedade da educação sexual nas escolas”, um grupo já grande de famílias tem feito esforços para fazer chegar à Comissão de Educação e Ciência, que discute esta lei na especialidade, a expressão da sua repugnância por uma lei que vai contra a liberdade de educação, ideológica e religiosa de muitas famílias. Temos ainda tentado alertar a opinião pública através da internet, já que o acesso à comunicação social em assuntos como este nem sempre é bem-vindo (mesmo na que se intitula ‘católica’)!

Todos nós sabemos que os deputados do Parlamento não se atreveriam a passar nenhuma lei deste género (ou do aborto, casamento dos homossexuais, etc) se não estivessem convencidos de que a maioria das pessoas, mesmo católicas, não tem formação moral católica sólida sobre estes assuntos. Sabem que a reacção é quase nenhuma!

Em relação à lei da educação sexual, sabemos de fonte segura, que tem sido um real incómodo para a referida Comissão e para os grupos parlamentares a chegada de um não esperado número de cartas de descontentamento sobre este assunto.

Para nós pais, o problema é grave e é real, já a partir de Setembro, que se aproxima. Não nos passa pela cabeça deixar que os nossos filhos, crianças e jovens, sejam confrontados com aulas de uma verdadeira deseducação sexual, sem moral e sem princípios, que deixará inevitavelmente marcas, e contrária ao esforço que fazemos em casa de uma educação no Amor, integral, voltada para o dom que é a Vida e o dom de Deus mesmo! Educação sexual, sim, dada por nós, com critério, em casa, ou com ajudas que nós elejamos, adaptadas à unicidade de cada criança.

POR tudo isto, pelos nossos filhos, e mais, por todas as crianças de Portugal, PEDIMOS AJUDA!

COMO SE PODERÁ DEIXAR O REBANHO ENTREGUE AOS LOBOS OU AO SEU PRÓPRIO ERRO, que o levará à sua própria infelicidade e destruição (destruição do Amor, destruição de famílias, crime, ...)?


Senhores Bispos, não há mal que não traga a oportunidade do bem! Neste momento em que tantos leigos se empenham em iniciativas de cidadãos, em iniciativas de oração, e até em iniciativas políticas, PODERIAM OS SENHORES BISPOS AJUDAR-NOS A CHEGAR A TODO O REBANHO, através das Paróquias e dos grupos das paróquias?

Nesta hora em que, lei após lei, numa precipitação imensa, se formaliza a hostilidade de Portugal a Deus, que poderá a Igreja fazer de importante, que não seja actuar aqui e agora numa Evangelização real sobre estes problemas actuais??????????

Sabemos que os cristãos não vão a cursos de formação nem a catequeses à noite se lhas propusermos, mas muitos ainda participam na Missa Dominical e ouvem a homilia... Se os cristãos não acreditam nas verdades básicas do seu catecismo, não seria fundamental usar as homilias para os formar, em vez de se dirigirem a voos mais altos, que, sem essas bases, ficam estéreis?

Tomo a liberdade, de seguida, de enviar outro mail aos Senhores Bispos com o material que gostaríamos de fazer chegar aos Párocos e grupos paroquiais, assim como outros artigos de interesse. Com certeza que estamos disponíveis para receber as correcções, sugestões e conselhos que tornem toda esta acção mais eficaz. Pelo triunfo de Cristo e Maria nas nossas famílias e corações!

Sempre grata e com a expressão do meu máximo respeito por V/s Ex.cias Rev.mas,

Fernanda Mesquita Guimarães Mendes