terça-feira, 9 de setembro de 2008

Alterações climáticas

Fazemos aqui eco dum apelo que tem circulado por email e, cremos bem, vai de encontro às preocupações pro-Vida, entendidas neste caso como pro-Humanidade, cuja sobrevivência as Alterações Climáticas têm vindo a ameaçar crescentemente. Com pequenas correcções e adaptações, aqui fica o apelo que faz também seu o
Portugal pro Vida.

------------------------------------------------------------------------

Alerta Climático: nações submergindo

«Imagine o mar subindo ao seu redor comendo as praias, invadindo as casas, destruindo plantações e contaminando as fontes de água potável. Você mora numa ilha e ela está desaparecendo sob o mar, sua única esperança é emigrar para outro país onde você não será legalmente reconhecido como um refugiado legítimo. Isso não é um pesadelo mas sim a realidade de milhares de pessoas que vivem em ilhas e zonas costeiras de várias partes do mundo, principalmente no Oceano Pacífico e Índico.

Justamente por isso, os governantes de países-ilhas estão a tomar uma atitude dramática: eles irão pedir para o Conselho de Segurança da ONU lidar com o aquecimento global como uma ameaça à paz e segurança internacional.

Essa é uma jogada ousada pois o Conselho de Segurança da ONU não se vê como responsável pelo aquecimento global. Porém, o apelo dos países-ilhas se justifica pois as mudanças climáticas colocam em risco a vida de milhares de pessoas, assim como uma guerra. Eles estão mostrando que os desastres ambientais estão a acontecer agora, ao invés de algo que só irá afectar futuras gerações. Os países insulares irão enfrentar o poderoso lobby dos grandes poluidores, por isso eles precisam do nosso apoio. Assine a petição no link abaixo, ela será apresentada pelos embaixadores dos países-ilhas durante sua visita à ONU na próxima semana:

http://www.avaaz.org/po/islands_climate_warning?cl=124968943&v=2120

O Círculo Polar Ártico está derretendo tão rapidamente que pela primeira vez na história, é possível atravessá-lo de barco. Furacões e outros fenómenos extremos estão aumentando em intensidade e quantidade. As nações-ilhas cujos pontos mais altos estão a poucos metros do nível do mar estão em situação desesperada tendo que preparar planos de evacuação para garantira a sobrevivência de sua população. Veja o depoimento do Presidente do Palau, uma pequena ilha do Pacífico, Sr. Remengesau:

"O Palau perdeu um terço do seus corais por causa das mudanças no clima decorrentes do aquecimento global. Nós também perdemos a maioria da nossa produção agrícola por causa da seca e marés fortes. Não são perdas teóricas ou científicas – são perdas dos nossos recursos naturais e fonte de sobrevivência... Nós, nações insulares, não estamos correndo contra o tempo. O tempo já acabou. E o nosso caminho poderá ser uma janela para o seu futuro e o futuro do nosso planeta”.

Além das ilhas, países como Bangladesh, com uma população de 150 milhões, corre o risco de perder uma grande parte de seu território. A experiência das comunidade mais vulneráveis servem como um aviso para um futuro provável de todos nós, já que a maior parte de população mundial vive na zona costeira. Se algo não for feito, cidades inteiras irão submergir, praias paradisíacas irão desaparecer e milhões de pessoas serão forçadas a emigrar.

Quanto mais assinaturas conseguirmos entregar para a ONU semana que vem mais chances teremos de proteger o nosso futuro comum. Assine agora e encaminhe este email para seus amigos:

http://www.avaaz.org/po/islands_climate_warning?cl=124968943&v=2120

A campanha dos países-ilhas por sua sobrevivência é uma campanha nossa também. Nossas escolhas têm um impacto sobre o futuro do planeta portanto temos o dever de agir com consciência e responsabilidade. Temos a oportunidade de nos unir àqueles que estão enfrentando as consequências agora, para que daqui a alguns anos, não sejamos nós a vítimas.

Como esperança,

Ben, Iain, Alice, Paul, Graziela, Pascal, Ricken, Brett e Milena – a equipe Avaaz

PS: Veja os resultados das nossas campanhas da Avaaz: https://secure.avaaz.org/po/report_back_2

PS2: Os países que estão apoiando a resolução para a ONU são: Fiji, Maldivas, Ilhas Marshall, Micronésia, Nauru, Palau, Papua Nova Guiné, Filipinas, Samoa, Seychelles, Ilhas Solomon, Tonga, Tuvalu, Vanuatu, apoiados pelo Canadá e Turquia. Veja a região da Micronésia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Micron%C3%A9sia

PS3. Mais informações:

MUDANÇA CLIMÁTICA: Avizinha-se uma onda de refugiados na Oceania:
http://mwglobal.org/ipsbrasil.net/nota.php?idnews=4103

Ilha habitada desaparece sob águas da costa da Índia:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15766.shtml

Derretimento no Ártico atingiu nível crítico, dizem cientistas:
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2008/08/28/derretimento_no_artico_atingiu_nivel_critico_dizem_cientistas-547990224.asp

ONU adverte sobre riscos da mudança climática para África e Ásia:
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL736488-6174,00-ONU+ADVERTE+SOBRE+RISCOS+DA+MUDANCA+CLIMATICA+PARA+AFRICA+E+ASIA.html