quarta-feira, 3 de setembro de 2008

onda de violência contra comunidades cristãs na Índia

Fonte: agência ecclesia

Oito mil indianos estão abrigados nos centros de assistência, onde aguardam ajuda do governo para voltar às suas casas no estado de Orissa. Os desalojados são vítimas da onda de violência desencadeada por extremistas hindus, contra as comunidades cristãs, na Índia.
[...]

Segundo o porta-voz da Conferência Episcopal Indiana, Pe. Babu Karakombil, os ataques não têm precedentes no país. Segundo o porta-voz, quatro mil e trezentas casas, 50 igrejas e cinco conventos foram destruídos no distrito de Kandhmal. O Pe. Karakombil contou ainda que os cristãos hesitam em voltar às suas casa, com medo de novos ataques. Na semana passada, o porta-voz liderou uma delegação de religiosos que pediu ao primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, uma intervenção forte contra a violência.

O Pe. Karakombil disse ainda que os líderes religiosos e comunitários devem trabalhar pela paz, e lembrou que a lei deve ser aplicada. O porta-voz afirmou que há relatos de cristãos que chegaram a ser torturados para se converterem ao hinduísmo.