terça-feira, 28 de abril de 2009

PPV não pode ser designado como "movimento católico"

A propósito de uma notícia publicada, impõe-se o correspondente esclarecimento público. No título de notícia online saída no dia 21 podia ler-se:



Não podemos rectificar todas as referência e interpretações erróneas que suscitamos - mas tendo detectado esta - e logo num título - impõe-se fazê-lo. O «Portugal pro Vida» não é um movimento católico nem depende de nenhuma forma da hierarquia da Igreja Católica. Formado por cidadãos portugueses, é sabido e assumido que conta com muitos cristãos, católicos e protestantes, entre os seus promotores e apoiantes. Porém a nenhum destes foi nem será jamais questionada a filiação religiosa como condição de adesão e participação.

O exposto não impede que o movimento assuma como inspiração a Doutrina Social da Igreja, enquanto reflexão e programa de intervenção social e cívica, ou a própria matriz de valores cristãos.

Por outro lado defendemos e praticamos o diálogo institucional com as igrejas, nomeadamente com a Igreja Católica, com toda a transparência e abertura, na certeza de que as preocupações e alertas lançados pelas igrejas exprimem e dão voz a muitos que não têm voz e merecem a maior atenção por parte do Estado e da política.